ICONS_hourglass.png

Duração

ICONS_day-and-night.png

Turno das aulas

ICONS_clock.png

Horário das aulas

Terça/ Quinta

ICONS_dollar.png

Investimento

Mensalidade 2022
15xR$ 600

APRESENTAÇÃO

Os estudos judaicos são uma área de conhecimento específico que, em seus diversos aspectos, conversa com amplo leque que inclui outras disciplinas tais como a teologia, a filosofia, as ciências da religião, as ciências sociais e as humanidades em geral. Por isso, pode interessar e servir para amplo espectro de profissionais e estudiosos que visam se aprofundar no contato e na pesquisa dos textos centrais da tradição judaica, além do estudo da história, do pensamento e da cultura do povo judeu.

Este curso está estruturado visando oferecer sólida formação teórica, aliada a uma abordagem humanista profunda, que objetiva possibilitar a atuação didática no campo formal e informal. A partir de uma visão integrativa o curso busca propiciar instrumentos para o avanço do diálogo cultural e religioso, considerando o aspecto multicultural da sociedade brasileira contemporânea.

As principais áreas estudadas neste curso são:

– A língua hebraica para leitura de fontes tradicionais e artigos acadêmicos.

– Introdução ao estudo das principais fontes escritas da tradição judaica.

– O texto bíblico estudado, do ponto de vista crítico e os estudos dos diversos comentários elaborados ao longo dos séculos pela tradição judaica.

– Introdução à literatura rabínica, em especial da Mishná, do Talmud, e das várias coleções de Midrash e seus comentários tradicionais.

– Os principais representantes da filosofia e do pensamento judaico antigo, medieval e moderno História judaica, antiga, medieval e contemporânea e seus diversos aspectos sociais e culturais.

– A liturgia judaica na sinagoga e doméstica, através do ciclo de vida e do calendário.

– O diálogo cristão judaico desde o Vaticano II.

POLOS

OBJETIVOS

Oferecer uma especialização que permita a formação inicial de profissionais e pesquisadores da tradição e da cultura judaica em seus diversos aspectos ao público geral interessado em se aprofundar no conhecimento da língua hebraica e da cultura judaica em seus diversos aspectos.

Possibilitar o acesso aos estudos das fontes escritas centrais dessa tradição, a partir de uma abordagem acadêmica e crítica.

Formar para o diálogo inter-religioso respeitoso, sadio e honesto entre o judaísmo e fé cristã, bem como com e as demais ciências e humanidades, possibilitando que os formandos consigam conversar e elaborar com profundidade temas de relevância para a sociedade e o ser humano.

A QUEM SE DESTINA

Graduados em cursos reconhecidos pelo MEC

COORDENADOR

Prof. Dr. Alexandre Leone

Rabino ordenado pelo The Jewish Theological Seminary of America (JTS) de Nova Iorque, doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH-USP, pós-doutorado em filosofia pela FFLCH-USP, Master of Arts (Jewish Philosophy) pelo JTS, mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH-USP,  professor do UNISAL (Pio XI), professor do Seminario Rabinico Latinoamericano “Marshal Meyer”, pesquisador associado do Centro de Estudos Judaicos da FFLCH-USP, rabino do Beit Midrash Massoret, rabino emérito do Centro Social e Cultural Bnei Chalutzim. Estudioso do pensamento judaico medieval e moderno, com especial interesse nas obras de Maimônides, Hasdai Crescas, Abraham Joshua Heschel e Emmanuel Lévinas. Autor de livros e artigos sobre filosofia e pensamento judaico.