MÚSICA LITÚRGICA

Mensalidade 2022
3 x R$ 1499,00

APRESENTAÇÃO

O serviço prestado pela música na ação litúrgica requer uma formação específica e especializada para além do mero virtuosismo. É necessário que os ministérios litúrgico-musicais, isto é, o dos presbíteros, diáconos, salmistas, cantores, animadores, regentes, corais, instrumentistas e compositores, sejam formados adequadamente para que, na atuação e formação conjuntas – liturgia, espaço litúrgico/arte sacra e música – possam garantir uma celebração do Mistério Pascal de Cristo que seja, de fato, expresso e vivenciado pelas comunidades de fé, por meio da participação ativa, consciente e frutuosa.

O profissional especializado em Música Litúrgica será capacitado para atuar na pesquisa, no ensino e na pastoral litúrgica, mediante o desenvolvimento de competências integradas nos níveis: individual (conhecimentos, habilidades, atitudes), de equipe (colegialidade, diálogo, liderança, poder-serviço) e organizacional (processos, estruturas e tecnologia), em coerência com a visão teológico-litúrgica, mistagógica, espiritual e pastoral do Concílio Ecumênico Vaticano II e ulteriores avanços consonantes como o espírito evangélico e conciliar.

A música litúrgica tem sido a “companheira fiel” da Igreja ao longo de toda a sua história. Sob diferentes aspectos, a música soube moldar-se às vicissitudes do tempo para levar adiante um projeto de Igreja quer em sua parte mutável quer na imutável, carreando o dado da fé em linguagem sensível e utilizando-se de variadas formas musicais da história. O Concílio Vaticano II, por meio da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, lançou as bases para a renovação litúrgico-musical, associando à música a mesma finalidade da liturgia: a glorificação de Deus e a santificação dos fiéis. Referir-se à música como ação ministerial implicava, nesse contexto, na promoção do status funcional para o qual seria destinada desde a sua concepção. Deste modo, ampliava-se a compreensão de uma música como parte integrante da ação litúrgica com estreita relação à Palavra de Deus. A CNBB, ao longo do processo de renovação conciliar, proveu documentos, estudos, publicações com especial interesse na música litúrgica.

OBJETIVOS

– Apropriar-se dos conhecimentos teóricos e metodológicos da musicologia litúrgica com aplicação e implicações na realidade brasileira, latino-americana e caribenha e integrar o conhecimento musical ao litúrgico, com base no Rito (o projeto ritual), na Cultura (as implicações culturais) e na Música (o fazer musical);

– Capacitar profissionais da música para um exercício mais qualificado de seu ministério litúrgico, tornando-os participantes ativos no processo de pesquisa, e de ensino e aprendizagem no campo da musicologia litúrgica e, em especial, na formação litúrgica;

– Formar agentes de pastoral para o serviço litúrgico-musical, capazes de aliar conhecimento técnico e vivência litúrgico-espiritual;

– Aprofundar os critérios de análise, criação e escolha do repertório litúrgico, em diálogo com a cultura e a música contemporâneas.

A QUEM SE DESTINA

Graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, com conhecimento musical intermediário.

COORDENADOR

Prof. Dr. Márcio Antônio de Almeida

musicaliturgica@centrodeliturgia.com.br

Doutor em Música pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014); Mestre em Música pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009); Mestre em Educação Física pela USP – Universidade de São Paulo (1999); Pós-graduado em Liturgia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2008); Graduado em Música pela USP – Universidade de São Paulo (2005); Graduado em Educação Física pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (1995). Coordenador de Pós-graduação em Música Litúrgica no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), professor de Ensino Superior e Pós-graduação em Liturgia (FAMOSP, FACCAMP e IFITEG), professor da rede estadual de ensino, presidente da Associação Internacional para o Estudo da Música Litúrgica (Universa Laus) e membro da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB e do Cento de Liturgia Dom Clemente Isnard.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

Após aprovação, o candidato deverá providenciar os seguintes documentos para matrícula:
– Certidão de Nascimento ou de Casamento – cópia simples;
– Carteira de Identidade (RG) – cópia simples;
– Cadastro de Pessoa Físcia (CPF) – cópia simples;
– Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino – cópia simples;
– Comprovante de residência – cópia simples;
– Histórico Escolar de Curso Superior – original ou cópia autenticada;
– Diploma de Conclusão de Curso Superior – original ou cópia autenticada;
– 2 fotos 3×4 recentes
Os documentos deverão ser entregues pessoalmente no UNISAL – Unidade São Paulo/Campus Pio XI ou enviados por correio:
A/C Secretaria Acadêmica
Rua Pio XI, 1100 – Alto da Lapa
São Paulo/SP – CEP: 05060-001

HOSPEDAGEM

Há possibilidades de hospedagem no local do curso.
Valores referente a hospedagem não estão inclusos no valor da inscrição do curso.
A reserva deverá ser solicitada através do email eventos@sdblapa.com.br enviando nome completo do hóspede, data de chegada e data de saída.
Outras informações: (11) 3649-0200, ramal 2003 com Cristina Prado.

Sobre o Processo Seletivo e dúvidas pedagógicas:
musicaliturgica@centrodeliturgia.com.br.
Outras dúvidas e informações sobre o Curso:
atendimento.pio@unisal.br – (11) 3649-0200, ramal 2007 ou 2032