UNISAL organiza “Conversatórios Virtuais” em parceria com a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Ao longo de sete encontros virtuais, professores referência no tema Educação serão palestrantes sobre temas pertinentes em tempos de pandemia.

Em 31 de maio de 2021, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, organizou,  em parceria com a Anped – Grupo de Trabalho de Educação Popular, o evento Conversatórios Virtuais, com o tema “O pensamento de Paulo Freire em ação: Diálogos Freirianos em Tempos de Pandemia”, sendo o primeiro de sete encontros virtuais. Para ter acesso a todas as datas, clique aqui.

De acordo com a coordenação do evento, ao final dos sete encontros, será organizado pelas professoras Profa. Dra. Valéria Vasconcelos, Professora do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL, moderadora do evento, e Dra. Maria Tereza Goudard Tavares, coordenadora do GT06-ANPEd, um dossiê na Revista de Ciências da Educação (PPGE/UNISAL) em que serão publicados os resultados das conversas e partilhas levadas a cabo durante o ano de 2021.

Este primeiro encontro contou com aproximadamente 500 visualizações durante a transmissão ao vivo no canal da Extensão do UNISAL, no YouTube. De acordo com os organizadores, o Conversatório será realizado uma vez ao mês.

A abertura do primeiro Conservatório foi realizada por Robert Nascimento, da Pastoral Universitária (PdU) da Unidade Americana, apresentando os palestrantes convidados.

De maneira muito interessante, a Profa. Dra. Valéria Vasconcelos, Professora do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL, moderadora do evento, explicou que a convidada Profa. Dulce Whitaker, da Unesp de Araraquara, por uma opção de não ter acesso à internet, participou por meio de uma gravação.

A riqueza do conteúdo abordado e das profundas reflexões da profa. Dulce foram extremamente relevantes para o encontro virtual. Em sua fala, à luz dos conhecimentos de Paulo Freire, a Profa. Dulce disse acreditar que a humanidade é capaz de vislumbrar a utopia, como foi capaz antes, com a busca pela igualdade e fraternidade, em busca dos direitos humanos.

Outro palestrante convidado foi Prof. Carlos Brandão, da Unicamp, que abordou a vida de Paulo Freire, indicando que é essencial ler além de Paulo Freire, ampliando o conhecimento para estabelecer a Educação de maneira libertadora.

Desde 2020 a Profa. Valéria vem ocupando o cargo de vice-coordenadora do GT06 (Educação Popular) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

“A ideia de propor os “conversatórios” – com a temática “O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE EM AÇÃO”: DIÁLOGOS FREIRIANOS EM TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA” – surgiu nesse GT, com vistas a comemorar o centenário de Paulo Freire. Além disso, em parceria com a profa. Dra. Maria Tereza aproveitou-se o ensejo dos 21 anos do PPGE/UNISAL para ampliar a proposta e celebrar também o trabalho desenvolvido nesse espaço”, afirmou a Profa. Valeria.

Os conversatórios, palavra emprestada da língua espanhola e que representa bem a intenção dos encontros: conversas partilhadas nas mais distintas esferas, têm o objetivo de espraiar o pensamento freireano e visibilizar a excelência em pesquisa, ensino e extensão do PPGE/UNISAL para o que foram convidadas pessoas de explícita notoriedade no Brasil e na América Latina.

A Profa. Valéria finalizou o evento convidando a todos para a participação dos próximos encontros, e destacou a necessidade de continuar refletindo e produzindo saberes por meio de Paulo Freire mas, também, de tantos autores essenciais para o desenvolvimento.

Para acompanhar as demais datas, acesse www.unisal.br/eventos.