Na busca em proporcionar um conteúdo interessante e útil para nossos Jovens, procuramos ouvi-los e a partir deste momento surgiu o Projeto Pátio Virtual, que tem por grande impulsionador, o Projeto de vida, que é trabalhado com os alunos todos os semestres.

O Projeto de vida traça um itinerário de conhecimento pessoal e a partir dos questionamentos propostos, os jovens são chamados a aprender a se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros. Neste sentido surgiu a necessidade de poder trabalhar outros temas, que pudessem responder as dúvidas que surgiam nos jovens, depois de cada aula do Projeto de vida.

Sendo assim, o Pátio virtual é um projeto da unidade de Piracicaba e acontece com lives mensais e curtas, que duram em média 45 minutos. As lives visam abordar temas profundos que nos fazem refletir sobre a importância das nossas escolhas e nossa qualidade de vida, principalmente neste período que estamos vivendo.

Neste semestre foram 3 lives transmitidas pelo YouTube, aberta ao público e com emissão de certificado, que para tanto, é necessário que seja feita a inscrição no evento.

Os temas propostos de cada Live contaram com a participação de profissionais da área.

As 3 lives transmitidas neste primeiro semestre foram:

· Alimentação. Um meio de nos manter imunes.

O evento ocorreu em 15/04 e contou com a participação da Nutricionista Rosemeire Sacamoto, que nos ajudou a Identificar distúrbios que contribuem para a queda da imunidade; Conceituar imunidade inata e adquirida e, as células de defesa do organismo; Identificar alimentos que possibilitem a melhora da imunidade, principalmente em tempos de pandemia e Refletir sobre os demais hábitos para uma melhor qualidade de vida, como ingestão de água, horas de sono etc. Confira aqui.

· Ansiedade: da Normalidade ao Transtorno

O evento ocorreu em 11/05 e contou com a participação da Psicóloga – Marina Autuori, que nos ajudou a conceituar o que é ansiedade; identificar transtornos psiquiátricos, incluindo o transtorno de ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e fobias; reconhecer quando se faz necessário o auxílio médico, de medicamentos e o cuidado em saúde mental, de forma a atender a pessoa em um universo total. Confira aqui.

· Crises Existenciais e Objetivos de Vida

O evento ocorreu em 10/06 e contou com a participação do Prof. Padre Danilo Rubia Soares, que nos ajudou a refletir o conceito de crise existencial e salientar a importância do Projeto de vida Pessoal na realização dos objetivos de Vida; conceituar o que significa crise existencial, do ponto de vista filosófico, antropológico, teológico e psicológico; identificar as problemáticas referentes as situações relacionadas as crises existenciais; definir pontos importantes do Projeto de Vida Pessoal (PVP) para a contribuição da organização e objetivação das situações da vida cotidiana e do caminho de superação da falta do sentido da vida. Confira aqui.

Para o segundo semestre estão programadas três lives, das 18h30 às 19h15. Confira e participe:

17/08 – Como Lidar com Traumas, Medos e Fobias

15/09 – Depressão, Autolesão e Suicídio

21/10 – O Sentido da Vida com Sentido

Você é nosso convidado para vivenciar este bate papo leve, descontraído e de muito aprendizado.