Unidade São Paulo, Campus Pio XI: 90 anos de fundação e abertura do 2º semestre

Assuntos de grande atualidade teológica foram tratados pelos professores, ampliando o conhecimento dos participantes na abertura do 2º semestre letivo.

De 02 a 06 de agosto, inaugurando o segundo semestre de aulas, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade São Paulo, Campus Pio XI, proveu um ciclo de palestras, também comemorando os 90 anos de fundação do Instituto Salesiano Pio XI, que hoje é o Campus Pio XI.

O curso de Teologia iniciou-se em 1931, na zona norte de São Paulo, onde hoje se encontra o Campus Santa Teresinha, Unidade São Paulo. Cinco anos depois, em 1936, ele foi transferido para a atual sede, no Alto da Lapa. Seu nome “Pio XI” é uma homenagem ao Papa Pio XI (Aquilles Ratti), que exercia seu magistério pontifício naqueles anos. Era um grande admirador de Dom Bosco, fundador dos Salesianos, como também trabalhou intensamente para o reconhecimento oficial da Santidade de Dom Bosco, por parte da Igreja (canonização).

O ciclo de palestras tomou a forma de Diálogo entre dois professores do UNISAL do Campus ou convidados. Ambos desenvolviam um tema comum sob aspectos diferentes. Das 09h30 às 11h30 cada professor ou convidado ocupava 45 minutos de exposição, ficando, pois, mais meia hora de debates com os participantes, tudo em forma on-line, com transmissão pelo YouTube.

Assuntos de grande atualidade teológica foram tratados pelos professores:

02/08: Dr. Pe. Antônio Lisboa Lustosa Lopes e Pe. Magno de Carvalho Xavier, com o tema: Processo de escuta para a Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha.

03/08: Me. Pe. Rodrigo José Arnoso dos Santos e Me. Padre Tiago Faccini Paro, com o tema: A sacramentalidade da assembleia litúrgica a partir do missal de Paulo VI.

04/08: Me. Milena Medeiros e Marques e Dr. Anderson de Alencar Menezes, com o tema: A Trindade como paradigma da identidade cristã: o cristianismo como estilo.

05/08: Dra. Irmã Solange Aparecida Novaes e o Doutorando Pe. Renato Tarcísio de Moraes Rocha (de Roma, UPS), com o tema: A moral socioeconômica do Papa Francisco.

06/08: Dr. Pe. Luiz Alves de Lima e Dr. Irmão Israel José Nery com o tema: Evangelização e Catequese: I – O novo Diretório para a Catequese. II – O ministério laical instituído da/o catequista.

Sobre os diálogos que aconteceram na semana o Prof. P. Rodrigo Arnoso ressalta: “O diálogo teológico promovido pelo curso de Teologia do UNISAL foi um momento profícuo de condivisão das pesquisas teológicas desenvolvidas por professores do Instituto Pio XI e de ex-alunos, que em diversas partes do Brasil e do mundo pesquisam e oferecem à Ciência Teológica novos caminhos de reflexão, que nos ajuda a viver a experiência de uma Igreja em saída, hospital de campanha, como nos pede o Papa Francisco. Refletir com a comunidade acadêmica sobre a sacramentalidade da assembleia litúrgica a partir do missal de Paulo VI, foi uma oportunidade ímpar para vislumbrarmos juntos ações litúrgicas capazes de promover uma participação ativa, consciente e plena de todos os cristãos na liturgia”.

Toda a Semana, sobretudo nos momentos de debate, a mediadora e representante do UNISAL foi a Profa. Karen Simões Monteiro que apresentava os palestrantes, fazia a ponte entre participantes e os conferencistas, e conduzia os debates. Além dos alunos do Campus Pio XI participaram, também, quase a totalidade dos professores.

Conheça mais da Unidade São Paulo, Campus Pio XI. Acesse: www.unisal.br/unidades/pioxi.